top of page

Infante D. Afonso, O Arreda

Afonso Henrique Maria Luís Pedro de Alcântara Carlos Humberto Amadeu Fernando António Miguel Rafael Gabriel Gonzaga Xavier Francisco de Assis João Augusto Júlio Valfando Inácio de Bragança era este o singelo nome do único irmão de D.Carlos, filho de D.Luís e D.Maria Pia de Sabóia. Foi Duque do Porto, General do exército, inspector da arma de artilharia e comandante honorário dos Bombeiros Voluntários da Ajuda, Condestável de Portugal e o último vice-rei da Índia Portuguesa.

Enquanto Comandante desta corporação, guiava muitas vezes as parelhas que transportavam o carro da escada Magirus para os incêndios.
Assim, pela grande velocidade que imprimia às muares, acontecia ter que gritar ao povo curioso que lhe aparecia no caminho “arreda, arreda, arreda..”. Então o povo, já habituado por tal forma à advertência de “arreda”, quando via aparecer ao longe o carro guiado pelo infante, gritava “Fujam, vem aí o Arreda”.
Dada a dedicada colaboração, quase desde o seu inicio, pelo Infante D. Afonso, que numa assembleia-geral foi nomeado presidente honorário, facto que por Carta Régia de 2 de Maio de 1881 foi pelo Rei autorizado, assim como o uso do título de Real Associação dos Bombeiros Voluntários da Ajuda.

  • Blogger Classic

​Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Ajuda

Copyright © 2013

bottom of page